SEJA BEM VINDO!!!



ATENÇÃO: NÃO FAÇA PARTE DA DEGRADAÇÃO DA NATUREZA, NÃO COMPRE NENHUM ANIMAL SILVESTRE SEM O DEVIDO REGISTRO DO IBAMA, TRÁFICO DE ANIMAIS É CRIME, NÃO CAIA NESSA, ADQUIRA O SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO COM CRIADORES REGISTRADOS E LEGALIZADOS NO IBAMA.

Minha foto
Governador Valadares, Minas Gerais, Brazil
Somos criadores amadores de passeriformes devidamente cadastrados no IBAMA, com a criação de curiós voltada exclusivamente para a linha de canto paracambi Clássico. Este blog se destina a todos os simpatizantes do curió e essa linha de canto, bem como a todos os nossos amigos e colegas que desejem trocar idéias sobre criação e manejo de curió. Em breve vamos ter pardos encartado no canto paracambi. Abraços!

CURIO PARACAMBI


CANTO PARACAMBI CLÁSSICO

COBRAP - Paracambi - 08/06/2003

ATA DA CONVENÇAO DO CANTO DE CURIÓ PARACAMBI REALIZADA NA CIDADE DE PARACAMBI RJ

Aos oito dias de junho de 2003, na Cidade de Paracambi RJ foi realizada uma Convenção da decidir sobre o Canto Paracambi de curiós nas dependências do Cine Imperial, a saber: A mesa foi composta pelos senhores:
André Siciliano – Prefeito de Paracambi RJ ;

Marcus Almir – Criador de Curió Paracambi

Thales Lopes Rezende Junior – Consultor da COBRAP;

Almir Lobato – Presidente da FEBRASCRI;

Aloísio Pacini Tostes – Presidente da COBRAP; e

Sebastião Farias – Vice-Presidente da FEOMG e Diretor da COBRAP.

A palavra foi dada ao Sr Prefeito que abriu a Convenção, se prontificou a colaborar com os torneios que serão realizados nesta localidade, como também de trabalhar para conservar na natureza o Canto Paracambi nas proximidades pelo lugar chamado de São José, em seguida o Pres. Sr. Aloísio tomou a palavra para exemplificar as necessidades colocadas hoje para serem discutidas nesta convenção; em prosseguimento a reunião o Sr. Almir Lobato Presidente da FEBRASCRI tomou a palavra para expor suas idéias premiando o Sr Thales pelo seu desempenho junto à Federação no ano de 2002; feita as considerações pela mesa, foi dado início a apresentação dos critérios e sonogramas para a escolha do Canto Padrão Paracambi: após duas horas de exaustiva escuta , opiniões e observações, foi definido que para a primeira etapa que o canto padrão será o de dez (10) notas, podendo ainda o pássaro emitir doze notas sem prejuízo para o julgamento; aprovado também o modelo de ficha para julgamento em conjunto: Nota do juiz ; nota pela voz, melodia e harmonia; nota pelo número de notas de 10 ou acima; nota pela entrada de canto longa e definida; nota por emitir pelo menos dois cantos, um de entrada e um outro de arremate; nota pelo andamento moderado; e nota pelo seqüencial das notas pelo sonograma padrão;

Entrada de Canto: Ti – tui – tuil – tié – tié – tiu – tam – tiam
Móulo de repetição: tuil – tié – tió – tió / tuil – tié – tié – tiu - tam – tiam

 Após o consenso fica estabelecido que a Confederação homologa esta decisão e espera contar com todos os presentes para o cumprimento e a divulgação do estabelecido nesta reunião.

Sebastião Farias – Diretor de Canto da COBRAP e Vice-Presidente da FEOMG.

Todos os presentes assinaram em seguida.

Escrito por Sebastião Farias, em 2/9/2003.

 
    Aula de canto paracambi 
http://www.youtube.com/watch?v=6N3dHTeEUZo




____________________________________________
Paracambi Merece Respeito
A unanimidade é burra

Comentários sobre o Canto Paracambi
Oscar Maia Forte
Rio Bonito RJ

Gostaria de externar minha satisfação, ao ler a narrativa sobre o curió Paracambi, feita pelo Sr.José Carlos Ramos, que com muita propriedade lembrou deste magnífico canto de nosso Estado do Rio de Janeiro.O que muito me alegrou em sua narrativa não foram as qualidades desse canto o qual nem todos do Brasil tem o prazer de conhecer ! Canto este de diversidade natural, com andamentos diferenciados pela própria natureza, que vão desde as pialadas, número de repetições, tom de voz,maviosidade ou agressividade e velocidade de acordo com as regiões onde estes pássaros se apresentavam na mãe natureza.E graças ao esforço de poucos, em preservar aquilo que de mais sublime DEUS nos deu, que foi a diversidade biológica deste Planeta, conseguiram eternizar através de gravações aquilo que de melhor possuíamos em cativeiro naquela época.E aqui presto meus tributos ao amigo Aloisio que como bom companheiro da mãe natureza, nunca se deixou levar pela mesmice e sempre soube apreciar aquilo que cada pássaro tem de melhor.

Ao amigo desconhecido, Sr. José Carlos Ramos, gostaria de parabenizá-lo e ao mesmo tempo me solidarizar com algumas de suas observações simples mais imutáveis. Quais sejam: a serra e o purru, são parte do canto do curió, quer queiram ou não os aficionados do canto praia grande clássico, que sem dúvida, é um dos mais belos cantos que já pudemos ouvir. Inclusive os originais ainda em disco de vinil sem a interferência dos computadores e mesas de som.Mas infelizmente a mesmice, e um poderoso jogo de interesses e de marketing, nos ladeia a cada dia com noticias que criadores de todos os Estados do Brasil estão partindo para o mono canto ( Praia Grande clássico), estão deixando de lado cantos extraordinários de suas regiões, como o Vivi-Teu -Teu, Vovoviu,Viteu, Sorocaba, Sorocabão,Regional Goiás, Timbira Virado,o Regional de Belém do Pará,Mateiro de Mato Grosso,Paranaguá,Mateiro do Sul da Bahia, o Regional de Rondônia, Florianópolis, Maceió,Itajaí, Central e tantos outros que desapareceram, e tantos outros que irão desaparecer daqui para o futuro, os quais nossos filhos e netos só ouvirão em gravações de rara beleza.

Estamos perto de ser lançado o cd com o canto ARCO ÍRIS, POIS AS CORES CONHECIDAS JÁ ESTÃO ACABANDO!!!!!.

Viva a diversidade e parabéns a todos aqueles que lutam pela preservação das suas regionalidades! Termino dizendo, que se Deus desejasse que tudo fosse igual de Norte a Sul, de Leste a Oeste, se desejasse que tudo fosse perfeito, começaria pelo homem.Que certamente nasceria em um novo Paraíso, com centenas de cantos diferentes dos nossos amigos de penas, que tanto nos fazem felizes.

Um forte abraço do amigo Oscar Maia Forte.

PS> Não sou contra o canto Praia Clássico, muito pelo contrario, sou um de seus admiradores, mas apenas como mais um canto de Curió.

E aqui expresso tão somente a minha humilde opinião, que como diversas, não terá consenço entre todos, e muito menos é sinonimo de perfeição, como descrito acima!!!

Escrito por Oscar Maia Forte, em 1/6/2004

________________________________________________
Paracambi - Um Grito de Alerta
Preparação de juízes

Escrevo este artigo tendo como fato motivador a ignorância dos ditos “juízes de canto” com relação ao canto Paracambi em algumas cidades do país.

Um exemplo é Brasília.

Pessoas escolhidas, ou indicadas, pelas organizações dos torneios daqui não têm a mínima qualificação para “marcar cantos” que não seja o canto Praia Grande.

Qualquer outro tipo de canto, incluindo o Paracambi, é completamente desconhecido dos que se dizem experts em cantos de curiós.

Tal fato é lamentável e preocupante, por se tratar de um canto NACIONAL, que por muitas vezes foi confundido com o próprio pássaro, e que corre o risco de desaparecer pela ignorância de quem deveria, pelo menos em tese, conhecer todos os tipos de canto.

E o pior de tudo: criaram um “Paracambi daqui”, que não tem uma nota sequer deste maravilhoso canto, famoso pelo desempenho inesquecível de pássaros da estirpe de Carijó, Rompe Nuvem, Caboclo, Coroado, Asinha e muitos outros... Aliás, se não fosse a iniciativa pioneira dos proprietários destes pássaros grandiosos com relação à reprodução de seus cantos em fitas e CDs, hoje já não mais haveria um curió sequer cantando o Paracambi.

O canto Praia Grande tem se espalhado pelo Brasil inteiro, tendo o Estado de São Paulo como seu maior divulgador, por intermédio dos grandes criadores locais. Com isso, há um natural (em termos) desconhecimento dos outros cantos. Digo isso porque, em termos, pode sim o criador amadorista desconhecer outros tipos de canto, embora não deva. Todavia um juiz de canto não pode e não deve desconhecer, principalmente, os principais e mais divulgados. E tem que sabê-lo com exatidão: quando começa e quando termina, quando se faz a passagem do canto e quais as notas obrigatórias que caracterizam tal canto.

Se não há competência para tal, então não se institua a categoria no torneio, por falta de marcadores. É até melhor do que assistir a um curió vencer uma categoria sem ter uma única nota do canto em que está sendo premiado.

Isso é um absurdo. E é preocupante. Em breve, este criador, reproduzindo seu pássaro, vai negociar seus filhotes como verdadeiros representantes da categoria em que foi vencedor no passado, sem ter a real legitimidade para tal. Será a substituição de um canto por outro, uma temeridade.

O canto Paracambi, originário da cidade de Paracambi, no interior do Rio de Janeiro, é muito comum naquele estado, em Minas Gerais e no Espírito Santo. Muitos foram aqueles que fizeram longas viagens ao criatório do Mestre Marcílio Piccinini, em Matias Barbosa – MG, na tentativa de obter o melhor exemplar de Paracambi que houvesse à época, evidenciando o encanto que este belo canto exercia sobre aqueles que o conheceram.

Antigamente, o canto Paracambi São José era sinônimo do mais belo canto que a natureza poderia produzir. Hoje, temos outros cantos Paracambi de excelente qualidade, todos gravados em mídias eletrônicas, como o Paracambi Rompe Nuvem, o Paracambi Caboclo, o Paracambi Coroado, além do Paracambi Tradicional, o mais comum deles, facilmente encontrado na Cidade do Rio de Janeiro. A diferença básica entre os cantos acima descritos reside, principalmente, no andamento do canto, tendo todos eles a mesma melodia.

A confusão é tamanha que, após ter sido premiado em primeiro lugar em uma etapa do ESTADUAL do Rio de janeiro, em 2003, na categoria Pardo Paracambi e ter obtido a mesma classificação na categoria Paracambi Clássico com repetição, na etapa do torneio NACIONAL da COBRAP em Taguatinga-DF, em 10 de outubro deste ano, meu pássaro foi classificado como “grego” num torneio local aqui de Brasília, realizado pela SODF nesta data. E não houve quem reconhecesse o canto do meu pássaro como Paracambi.

Aconteceu, ainda, o pior: pássaros se apresentando como Paracambi sem dar uma nota sequer do canto e sendo referendados pelo “juiz de canto”.

Inicialmente, fiquei indignado; depois, pensando com mais calma, preocupado. Será que o Paracambi caminha para o esquecimento por ignorância daqueles que deveriam preservá-lo?

Sou honesto e sincero em afirmar que este tipo de coisa me afasta dos torneios. E não estou só neste entendimento. Conheço vários amigos que não participam mais destes eventos por causa destas barbaridades. E, lamentavelmente, são pessoas sérias, honestas e conhecedoras de pássaros, que poderiam, e muito, contribuir para um aprimoramento das competições, dar maior respeitabilidade a estes encontros.

Em sua grande maioria, as pessoas que se dedicam aos pássaros o são conforme descrevi acima. Mas suas opiniões não têm prevalecido, e isto, a meu ver, tem causado um prejuízo enorme, talvez irreversível, a esta atividade.

O meu objetivo é tão somente provocar aqueles que hoje são responsáveis pela organização destes eventos, os quais reconheço são trabalhosos, mas que correm o risco de se “esvaziarem” por completo ou perderem totalmente a sua credibilidade, em função destas questões, que são de COMPETÊNCIA e LEGITIMIDADE.

Não deixem que os CANTOS DO BRASIL (Praia Grande, Paracambi, Paranaguá, Florianópolis, Vovô-Viu, Vi-Vi-Te-Téu, Timbira, Icoaraci,...) se percam pela ação de inéptos; não ratifiquem estas ações por omissão.  

Brasília, DF, 13 de dezembro de 2004.


Escrito por Francisco Reis, em 13/12/2004

________________________________________________
SOBRE O PARACAMBI
Existem alguns que preferem o canto do "Caboclo" que quase não difere do "Rompe Nuvem", mas possui um "Tié" e um "Tió" a mais no módulo de repetição. Outros cantos apreciados são dos curiós "Carijó" que é no estilo "São José", ou seja, o andamento de seu canto é demasiadamente lento. Outros curiós de canto Paracambi como: "Edson Arantes", "Calminha", "Quarentinha", "Prestígio", "Veleiro" (São José), "Astro", "Copelim", "Seresteiro" (São José), "Del Rei" e um de meus favoritos o "Coroado". Este último, segundo o presidente da COBRAP jamais existiu, pois seria obra de pirataria. Analisei o sonograma dele e comparei com a gravação do "Pilates" e os seus sonogramas são idênticos.

O curió BH canta o dialeto conhecido por alguns como "Paracambi mineiro", mas é um equívoco dos criadores que apreciam este canto, pois o correto é "Canto das Alterosas". Este dialeto foi padronizado em uma reunião realizada no ano de 2005, na SCBCBH em Belo Horizonte, onde o curió "Traçador" foi eleito como um dos modelos. Também existem gravações de curiós conhecidos com este dialeto como: "Laranjeiras", "Rio Negro", "Ouro Preto", "Ouro Negro", "Elo Perdido" etc.

Saudações,

Velton - Seropédica - RJ.

Escrito por Velton Notlev , em 15/11/2008

Fonte: http://www.cobrap.org.br/site/artigos_vis.php?id=617